quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Gabinete de História Natural / Revivências

http://www1.ci.uc.pt/museuzoo

Em 1772, Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal), embuído do espírito iluminista europeu dessa época, implementou em Portugal uma reforma dos estudos superiores que resultou na criação da Faculdade de Philosophia da Universidade de Coimbra. Mandavam os seus estatutos que os alunos fizessem observações sobre os três Reynos da natureza e demonstrações experimentais, daí o aparecimento das estruturas que dessem cumprimento a estas directivas, nomeadamente o Museu de História Natural. Para o organizar foi convidado o ilustre professor e investigador Domingos Vandelli, que foi também o primeiro professor das recém-criadas cadeiras de História Natural e Química.

A exposição apresentada procura recriar o Gabinete dos séculos XVIII-XIX, apresentando os vários tipos de colecções que constituiram o seu espólio.




O Museu tem as suas origens no século XVIII e está ligado à criação da Faculdade de Filosofia. Com o desenvolvimento da Zoologia e outras ciências, os mestres de então organizaram gabinetes de colecções de História Natural (Zoologia, Botânica, Mineralogia e Geologia) que serviam de apoio ao ensino prático e investigação. No século XIX, com a compra e oferta de colecções, o Museu ampliou-se e desenvolveu-se como centro de estudos das faunas nacionais e coloniais.

Em 1911, é criada a Faculdade de Ciências em substituição da de Filosofia e o Museu de História Natural passa a ser designado por Museu e Laboratório Zoológico, ao mesmo tempo que adquire autonomia relativamente às secções de Antropologia, Mineralogia e Geologia.

O edifício (nota histórica):
Em 1772, iniciou-se em Coimbra, por iniciativa do Marquês de Pombal, o Movimento de Reforma Universitária, procedendo-se à restauração e modernização dos estudos. Neste ano foram instituídos os estudos científicos no domínio da História Natural e foi criada a Faculadade de Filosofia, que compreendia um curso de Ciências Físicas e Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário